Dia Internacional da Tireoide.

Saiba como identificar os sinais de que algo pode estar errado com a sua tireoide

Você já teve problemas na tireoide ou conhece alguém que já passou por isso? A Postal Saúde destaca o Dia Internacional da Tireoide, 25 de maio, instituído pela Federação Internacional da Tireoide, em 2008. A data tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância dos cuidados preventivos com essa glândula. 

A tireoide é uma glândula que desempenha um papel crucial no organismo. Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que atuam em órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. A tireoide, também chamada de tiroide, está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do popularmente conhecido “gogó”.

Ela também é responsável pelo crescimento de crianças e adolescentes, pela regulação menstrual das mulheres, pela fertilização, memória, concentração, humor e pelo controle emocional do indivíduo.

As alterações sofridas por essa glândula podem ocorrer de duas formas: uma dela é por excesso na liberação dos hormônios, denominada hipertiroidismo, ocasionando sintomas como agitação, intestino desregulado, irritabilidade, coração acelerado, insônia e cansaço.

A outra forma ocorre quando há pouca liberação de hormônios, chamada de hipotiroidismo. Nesses casos, o indivíduo sente lentidão nos batimentos cardíacos, esquecimentos, prisão de ventre, complicações no crescimento, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência, aumento de peso, pele ressecada e aumento do colesterol no sangue. 

Caso haja o aumento da glândula — o bócio —, ele é facilmente identificado por meio do exame físico. Ambos os distúrbios podem surgir em qualquer fase da vida, reforçando a importância de estar bem informado e manter acompanhamento médico regular.

Formas de tratamento

 
Segundo informa o Ministério da Saúde, os casos de hipertiroidismo são tratados com uso medicamentoso, iodo radioativo ou cirurgia. Entretanto, são avaliadas primeiramente as características da doença e suas causas.
Já nos casos de hipotiroidismo, o tratamento corresponde à reposição do hormônio que a tireoide não consegue produzir, a chamada tireoxina. Essa reposição deve ser feita continuamente, para assegurar ao paciente qualidade de vida, mesmo com a presença da doença. 


A Postal Saúde e você! 

 
Aproveite os nossos serviços online disponibilizados para cuidar da sua saúde de onde você estiver, com atendimento por telemedicina ou em uma de nossas clínicas de cuidado integrativo, no Distrito Federal e em Belo Horizonte.
 
Navegue pelo nosso site para saber mais sobre as vantagens do seu plano!
 
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência. 

Categories:

Tags: