Durante o mês de julho acontece a campanha “Julho Amarelo”, em luta contra as hepatites virais, uma infecção que afeta o fígado e pode ter estágios leves até os mais graves. A doença é causada pelo uso de drogas, álcool, alguns medicamentos, entre outras. A data foi instituída no Brasil pela Lei n° 13.802, em 2019. 
 
As hepatites virais geralmente não apresentam sintomas e são consideradas infecções silenciosas. No entanto, quando os sintomas se manifestam, a doença já está em um estágio avançado e pode provocar reações no paciente, tais como: febre, fadiga, mal-estar, tontura, náusea, dor abdominal, vômitos, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A prevenção pode ser feita por vacinação, testes de detecção e tratamento com medicamentos.

Os diferentes tipos de hepatite podem ser causados pelo vírus A, B, C, D e E. O Ministério da Saúde divulgou que as formas mais frequentes de hepatite no Brasil são as do tipo A, B e C, sendo a hepatite D mais comum na região Norte do país. Já o vírus da hepatite E é facilmente encontrado em populações da África e Ásia.

A cada ano, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo falecem devido a infecções agudas, câncer hepático ou cirrose associados à hepatite. O Ministério da Saúde divulgou um Manual Técnico destinado ao Diagnóstico das Hepatites Virais. Clique aqui para acessá-lo. Confira as medidas para enfrentar e combater a doença.

Informe-se, conscientize-se e cuide de você mesmo!

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência. 

Categories:

Tags: