O dia 16 de maio foi a data escolhida para dialogar e conscientizar a população mundial sobre a doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, aveia e seus derivados. Massas, bolos, biscoitos, pizza e cerveja são alguns exemplos de alimentos que contêm glúten, portanto, quem convive com a doença deve manter essas opções longe do cardápio.
A doença celíaca é autoimune e afeta cerca de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela é caracterizada pela dificuldade da absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, como vitaminas, sais minerais e até água.
Sintomas e diagnóstico
Nos primeiros seis meses até os dois anos de vida é possível detectar a doença, entretanto, em alguns casos, as reações só começam aparecer na fase adulta. Os principais sintomas são: vômitos, diarreia crônica, inchaço na barriga e dores abdominais, além da falta de apetite, ocasionando anemia.
Para diagnosticar a doença celíaca, o médico solicita exames de sangue, endoscopia, dieta de alimentos com glúten e exame clínico.
Outro fator de risco para os pacientes celíacos é a chamada “contaminação cruzada”, quando há a presença direta ou indireta do glúten no processo de preparação, tratamento, manuseio ou armazenamento de determinado alimento.
A doença celíaca não tem cura e o seu tratamento consiste na dieta a alimentos sem glúten, hábito a ser adotado por toda a vida.
Qualidade de vida
Embora pacientes celíacos tenham que adotar hábitos alimentares mais restritos, isso não os impede de terem qualidade de vida e de desfrutarem de momentos felizes em seus ciclos de convivência. A mudança na forma de se alimentar gera também alguns benefícios para a saúde, por meio do consumo de alimentos mais saudáveis.
Pensando nos casos já diagnosticados, a indústria e a culinária ampliaram suas formas de fornecer e fabricar alguns alimentos comumente consumidos com o glúten. Vale a pena navegar pela internet em sites confiáveis e pesquisar pratos deliciosos sem glúten.
Porém, não podemos esquecer que manter uma alimentação saudável é importante para a qualidade de vida de todos!
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.