Semana Mundial da Alergia

Semana Mundial da Alergia: saiba mais sobre o diagnóstico e tratamento

A Postal Saúde chama atenção para a Semana Mundial da Alergia, iniciada no dia 23 de junho. A ação visa conscientizar e enfatizar para os cuidados e tratamento de alergias, tema que recebe destaque da Organização Mundial da Saúde (OMS) também no Dia Mundial da Alergia, celebrado em 8 de julho.
A alergia é caracterizada por uma falha no sistema imunológico ao reagir de forma exagerada a algumas substâncias, como poeira, pólens, ácaros, cosméticos, pelos de animais, medicamentos e determinados alimentos.
 

Casos mais comuns

Os tipos de alergias mais comuns são a renite alérgica e a asma, que tendem a se agravar no clima seco e ar frio. A terceira mais comum é a alergia alimentar, em razão disto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução que identifica nos rótulos dos produtos seu teor alérgico.

No total, são 17 alimentos alergênicos que devem constar esta identificação na embalagem: trigo e derivados, crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pecã, pistaches, pinoli, castanhas e látex natural. 

Como diagnosticar?
 
 

O diagnóstico pode ser feito por meio de testes cutâneos, testes de provocação ou exames de sangue específicos para detectar alergias, como o teste radioalergossorvente (IgE/RAST). Além disso, é possível detectar por meio do exame clínico, considerando o histórico de vida do paciente.

Como tratar?

 

Evite ambientes que sejam gatilhos desencadeadores da alergia, faça o uso correto da medicação recomendada pelo seu médico e adote o hábito de manter alimentação mais controlada, restringindo a ingestão dos alimentos que provocaram a alergia.

Cuide bem de sua saúde! Acesse o site da Operadora e consulte a lista de rede credenciada mais próximo de você.

Conheça também as Clínicas da Postal Saúde e os Consultórios Digitais.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.   

Categories:

Tags: