O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização de preservação à vida que teve início nos Estados Unidos e, em 2014, foi adotada no Brasil a partir de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Conselho Federal de Medicina e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Com o passar dos anos um dos ambientes sociais que se tornou um ponto de atenção dos casos de doenças psicossociais foi o trabalho. O que é visto no atual cenário das empresas reforça a necessidade de falar cada vez mais sobre bem-estar do trabalhador em todo o país.
Prevenção no trabalho
Em maio de 2025, entrou em vigor a atualização da Norma Regulamentadora NR-1, definida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024. Ela estabelece às empresas brasileiras a obrigatoriedade de ações preventivas para dar aos funcionários suporte psicológico, a fim de garantir que o ambiente de trabalho seja um espaço seguro e respeitoso, diminuindo ao máximo o impacto do estresse inerente as atividades laborais do dia a dia. A norma é um instrumento para avaliação de riscos de doenças ocupacionais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
A saúde mental de um trabalhador é comprometida quando há excessos na cobrança e volume de demandas, acúmulo de funções, conflitos interpessoais e situações de assédios, por exemplo. Tudo isso acarreta o afastamento do profissional.
Para contribuir com o tratamento, é necessário entender a importância de separar o trabalho da vida pessoal. Se desligar de todas as atividades após o encerramento do expediente, contribui muito para a produtividade e qualidade de vida do trabalhador. Além de cultivar na vida privada uma rotina saudável, tanto em termos relacionais quanto em hábitos mais saudáveis.
Crescimento dos casos de burnout
A síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional faz parte da Classificação Internacional de Doenças ( CID – 11), instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O burnout apresenta sintomas extremos de exaustão, estresse e estafa. Quando isto acontece, é aceso um alerta para a procura de um psicólogo ou psiquiatra, pois quanto mais precoce se der o tratamento ou diagnóstico, menores serão as chances da doença se agravar, impedindo que ela chegue ao estágio crônico.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, apenas a cidade de Brasília-DF apresentou um índice de crescimento alarmante dos casos de afastamento de trabalho em 2024. Ao todo, foram 14.049 licenças médicas, sendo 5.380 por ansiedade e 3.354 casos de depressão, em apenas um ano. Isto representa um crescimento de 82,7% dos casos. O INSS informou que foram registrados 421 benefícios no ano passado, entre 2020 e 2023 a síndrome de burnout quadriplicou!
Ambiente saudável
Uma vez conscientes de que o ambiente emocional impacta diretamente na saúde do indivíduo, é preciso olhar atento, tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores entre si. Comunicar aos colegas e supervisores preocupações e estresse auxilia na tarefa do cuidado diário. Respeito, empatia e gentileza, cabem em qualquer lugar.
Conte com a Postal Saúde
A Postal Saúde dispõe de serviços presenciais e online para auxiliar você no cuidado com a sua saúde mental, por meio de uma ampla rede credenciada em todo país. Você pode marcar a sua consulta com profissionais qualificados.
Além disto, a Operadora conta com atendimentos médicos nas clínicas Postal Saúde em Brasília/DF e Minas Gerais/BH. Acesse o site da Operadora e saiba mais!Ao longo do mês de setembro, unidades de atendimentos regional da Postal Saúde, localizadas em vários estados brasileiros, realizarão atividades com colaboradores e beneficiários para falar sobre o tema central da campanha, além de outros assuntos que permeiam a inciativa global. Fique ligado nas redes sociais da Operadora para acompanhar as ações.Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.