


A Postal Saúde realizou, de 1º a 5 de dezembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), ação promovida na Sede da Operadora, em Brasília/DF. O evento é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), em parceria com a Gerência de Pessoas (GEPES), e tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar no ambiente corporativo, um gesto de valorização e cuidado com cada colaborador que dedica parte significativa do seu tempo ao trabalho.
Ao longo da semana, os colaboradores contaram com uma programação especial, que incluiu desde momentos de relaxamento até ações de monitoramento da saúde. No térreo e no auditório foram montados estandes de massagem, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação ocular, além de atendimento de bioimpedância e exposição de produtos cosméticos.
O membro titular da CIPA, Isac Miguel da Silva, destacou a importância do evento para a Postal Saúde. “A realização da SIPAT é um momento especial dentro da empresa, pois vai além do cumprimento de uma norma ou obrigação. É uma semana dedicada a olhar para as pessoas com mais atenção e cuidado, lembrando que cada um é essencial, antes mesmo de ser um colaborador. Quando a empresa investe no bem-estar das pessoas, todos saem ganhando: promove uma cultura organizacional melhor e o ambiente de trabalho se torna mais leve e saudável”, reiterou.
Somando-se às ações desenvolvidas na SIPAT, os colaboradores também receberam dicas de bem-estar no trabalho com o Dr. Max Carlos. O especialista apresentou orientações para estabelecer uma rotina profissional mais saudável, destacando hábitos simples que fazem diferença no dia a dia e ajudam a evitar problemas de saúde, como dores na coluna, fadiga ocular, cansaço mental extremo e outros desconfortos decorrentes de pequenos descuidos no ambiente corporativo.
Luis Gustavo, colaborador da Unidade Regional de Atendimento da Postal Saúde do Distrito Federal, participou dos estandes de massagem e auriculoterapia e destacou a importância da atuação da CIPA para a Operadora.
“A iniciativa é fundamental para garantir o bem-estar dos colaboradores, e a nossa participação também, pois conseguimos reservar um tempo para cuidar da nossa saúde e conhecer tudo o que a SIPAT oferece para nos apoiar nessa tarefa”, afirmou.
Josileia Messias, colaboradora da Gerência de Estratégia da Operadora, contou como foi participar da ação.
“Participar das atividades da SIPAT foi uma oportunidade valiosa para reforçar a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção no ambiente de trabalho. A aferição da pressão arterial ajudou a reforçar a atenção à saúde cardiovascular, algo fundamental para todos nós. Além disso, as sessões de massagem proporcionaram momentos de relaxamento e alívio das tensões, mostrando como pequenas práticas podem fazer grande diferença na nossa rotina. A série de dicas de bem-estar enviadas por e-mail, despertaram maior consciência sobre atitudes preventivas que podem ser executadas no dia a dia”, comemorou.
Um dos destaques do evento foi a palestra online conduzida pelo médico de família e comunidade, Dr. Ronnie Vieira. O encontro reuniu colaboradores das unidades e núcleos de atendimento regionais da Operadora para discutir um tema de grande relevância: “A saúde mental e o ambiente de trabalho”.
De acordo com dados da Previdência do Trabalho, em 2025 foram registrados 470 mil afastamentos por transtornos de saúde mental no Brasil, o maior número desde 2014. O problema é de impacto global, e reforça a necessidade de ampliar diálogos e estratégias de prevenção dentro e fora das empresas.
Durante a palestra, o especialista destacou os principais sinais de alerta que indicam sofrimento emocional, como cansaço excessivo, desânimo, ansiedade, insônia ou sono em excesso, alterações no apetite, desmotivação, uso abusivo de substâncias e melancolia persistente.
No ambiente de trabalho, fatores como sobrecarga, exigências excessivas por resultados e dificuldades em conciliar vida pessoal e profissional podem afetar significativamente a saúde mental. A falta de tempo para atividades que proporcionem prazer, descanso e convivência com a família e amigos é, atualmente, uma das principais causas de adoecimento mental.
“Este ano enfrentamos um período muito desafiador para a Operadora, e é natural que lidar com tantas demandas gere estresse. Por isso, precisamos de uma dose extra de resiliência no nosso dia a dia”, ressaltou o médico.
O especialista reforçou ainda a importância das pausas na rotina acelerada de trabalho, essenciais para o suporte psicológico dos colaboradores. “A saúde mental do trabalhador impacta diretamente nos resultados da empresa, influenciando sua produtividade. Contudo, ações preventivas de cuidado com os transtornos mentais geram benefícios tanto para gestores quanto para as equipes”, destacou.
A dica de ouro deixada foi clara: pequenas pausas ao longo do dia fazem diferença. Além disso, manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor. Até a próxima SIPAT!
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Site avaliado com 96,14% de acessibilidade segundo o ASES conforme o eMAG
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400