página principal > Celebre a vida todos os dias, cuide bem da saúde

Celebre a vida todos os dias, cuide bem da saúde

Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde e a data reforça a importância de manter o diálogo em torno do tema, com intuito de gerar conscientização para um estilo de vida mais saudável. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 47% da população é atingida pelo sedentarismo e mais de 7 milhões de pessoas estão acima do peso.

Giordano Bruno é médico especializado em saúde esportiva, endocrinologia e Auditor Médico da Postal Saúde. Ele conta quais são alguns dos maiores entraves para a sociedade adquirir hábitos mais saudáveis como, por exemplo, a desinformação.

“Considerando o amplo espectro que engloba hábitos de vida saudáveis, aponto como principal ofensor a desinformação. O blogueiro da moda nem sempre é nutricionista ou médico e, portanto, não tem expertise para poder afirmar algumas coisas. A experiência própria não pode ser utilizada como base de qualquer afirmação quando se trata de saúde e população”, salientou o especialista.

Para a saúde ficar em dia, siga princípios básicos como: boa alimentação e a prática de exercícios físicos, sem exageros na ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcar, excesso no consumo de produtos enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas, entre tantos outros. Tendo como base a pirâmide alimentar, é possível observar o quanto a ordem de importância dos alimentos se invertem no dia a dia das pessoas.

“Não são alimentos proibidos, mas não podem ser a base alimentar de uma pessoa que busca longevidade e qualidade de vida. Para a maioria das pessoas, uma dieta à base de legumes, verduras, frutas e proteínas (animais e vegetais) consegue auxiliar e muito na perda de peso, melhora dos parâmetros metabólicos, diminuição do risco cardiovascular e melhora da autoimagem e, consequentemente, da saúde mental”, explicou Dr. Giordano.

Dr. Giordano Bruno, Auditor Médico da Postal Saúde (Foto: GECOM/Filipe Rodrigues)
Dr. Giordano Bruno, Auditor Médico da Postal Saúde (Foto: GECOM/Filipe Rodrigues)

Cirurgião geral e Auditor Médico da Postal, Max Antão conta como é possível mudar os maus hábitos diários com a saúde de forma gradativa.

“Alimente-se e hidrate-se bem, faça atividades físicas aeróbicas regularmente e realize atividades que estimulem sempre sua mente. Busque desenvolver suas virtudes e enterrar os seus vícios, garantindo sempre uma mente sã em um corpo são.”

Auditoria Médica na Postal Saúde

Tanto o Dr. Giordano quanto o Dr. Max atuam na auditoria médica da Postal Saúde. O setor é fundamental para que a assistência à saúde oferecida pela Operadora seja oferecida de forma segura e confiável.

“Auditoria é essencial para garantir o acesso à saúde e aos serviços de assistência de forma justa e ainda monitorar a qualidade desses serviços, proporcionando aos nossos beneficiários o acesso a procedimentos e tratamentos reconhecidos pela comunidade científica e a profissionais qualificados. Além disso, ainda protege a própria Postal do mau uso ou do abuso dos recursos provenientes das contribuições desses beneficiários”, reiterou.

Dr. Max Antão, Auditor Médico da Postal Saúde (Foto: GECOM/Filipe Rodrigues)
Dr. Max Antão, Auditor Médico da Postal Saúde (Foto: GECOM/Filipe Rodrigues)

A Postal Saúde está comprometida em oferecer assistência médica e odontológica de qualidade e conta com uma ampla rede de prestadores de serviços de saúde em todo o país. Além da promoção de iniciativas à saúde desenvolvidas ao longo dos anos para a prevenção do surgimento de doenças, tratamento e incentivo a qualidade de vida.

Saiba mais

A Organização Pan-Americana de Saúde (APAS), para o Dia Mundial da Saúde 2024, definiu o tema “Minha saúde, meu direito”, em razão da crise climática por queima de combustíveis fósseis. Segundo informou a OPAS, devido a poluição do ar interior e exterior, é ceifada uma vida a cada cinco segundos. A campanha se dá em defesa do acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade. Além do fornecimento de água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, melhores condições ambientais e de trabalho e a não discriminação.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.