página principal > Dicas da Postal Saúde

Você sabia que maio é o mês de conscientização sobre o câncer bucal?

Tumor maligno pode afetar gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua e abaixo da língua

7 de maio de 2024 - Atualizado em 13 de maio de 2024

Maio foi o mês escolhido para conscientizar e alertar a sociedade a respeito do câncer bucal, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença é um tumor maligno que afeta gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua e abaixo da língua. No Brasil os casos são mais frequentes entre os homens acima de 40 anos. Na maioria das vezes, pacientes recorrem ajuda médica já em estágio avançado.

O cigarro e a ingestão de bebidas alcoólicas são causadores primários do câncer de boca, assim como a falta de consumo de frutas e vegetais. Além disso, a exposição excessiva dos lábios ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente, também contribuem.

Os sintomas mais comuns são: manchas ou placas vermelhas, ou esbranquiçadas na língua, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Especialistas recomendam a higienização diária da boca, uso de preservativo e a suspensão do consumo do tabaco e de bebidas alcoólicas em excesso. 

Opções de tratamento

Uma das opções de tratamento é cirúrgico, tanto para os casos mais simples, quanto os mais complexos. O Ministério da Saúde recomenda o cirurgião de Cabeça e Pescoço para avaliar o estágio da doença. Com base nos exames complementares, o profissional identificará se o paciente precisará de radioterapia ou quimioterapia, dependendo do caso.

A recomendação também é para que no pós-tratamento o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, exames de imagens (se necessário), nos cinco primeiros anos após o tratamento. A doença pode retornar, ainda que a cirurgia seja bem-sucedida.

Conte com a Postal Saúde

Postal Saúde é um plano que contempla também o atendimento odontológico, com profissionais e estabelecimentos especializados em todo país. Todo cuidado com sua saúde bucal não é pouco! Realize consultas regulares com o dentista.

Se informe melhor sobre o plano, na Central de Atendimento aos Beneficiários: 0800 888 8116 ou no site da operadora, por meio do “Guia Saúde”. Clique para se informar e saber a sua localização. Na caixa “Prestador” busque por “Clínica odontológica” ou “Odontólogo”. Pronto, depois é só anotar o telefone para contato e o endereço da clínica.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.