página principal > Dicas da Postal Saúde

Carnaval 2024: Cuidados para aproveitar a folia com saúde e segurança

Veja como o planejamento e o bom senso são importantes para a tranquilidade da festa

5 de fevereiro de 2024 - Atualizado em 5 de fevereiro de 2024

Durante uma live com o presidente Lula na semana passada, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, expressou preocupação com o possível aumento dos casos de dengue durante o Carnaval.

Com a combinação do calor e das chuvas características dessa época do ano, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tem maior propensão a se proliferar. Além disso, os foliões também correm riscos relacionados à desidratação, insolação, ressaca, doenças sexualmente transmissíveis e acidentes decorrentes do consumo excessivo de álcool.

No entanto, com planejamento e bom senso, é possível participar da festa com saúde e segurança.

Confira as orientações de especialistas para aproveitar o Carnaval 2024 com tranquilidade:

Leve repelente na mochila e reaplique-o ao longo do dia para evitar a picada do mosquito da dengue, cuja proliferação está em alta no país.

– Não se esqueça de levar uma garrafinha de água para se manter hidratado ao longo do dia, uma vez que a exposição prolongada ao sol aumenta os riscos de desidratação.

– Beba com moderação ou mesmo evite o consumo de álcool para se livrar da ressaca.

Durante o consumo de álcool, é recomendado beber um copo de água para cada dose de bebida, pois a água ajuda a diluir o álcool no estômago, diminuindo as chances de uma ressaca no dia seguinte.

 

– Evite consumir álcool de estômago vazio, pois isso acelera a absorção da bebida, aumentando as chances de ressaca mesmo com quantidades menores ingeridas.

– Se for dirigir, não beba. Se for beber, opte pelo transporte público ou utilize aplicativos de transporte.

– Tenha cuidado com as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Lembre-se de que não existe beijo totalmente seguro, e muitas doenças podem ser transmitidas pela boca ou saliva. Evite beijar pessoas com feridas na boca.

– Se for praticar sexo, utilize preservativos.

– Antes de cair na folia, verifique se você está com as vacinas em dia, incluindo a vacina contra a gripe, catapora, sarampo, caxumba e covid-19.

– Se você é beneficiário da Postal Saúde, conte com a assistência do seu plano de saúde, que oferece uma rede credenciada qualificada para atendimento, caso necessário.

 

Encontre a rede credenciada mais próxima

 

Para quem optou por ficar em casa e precisa de orientação ou consulta médica, a Postal Saúde oferece o serviço de Teleconsulta 24 horas, realizado por meio de empresas especializadas como a Dasa-Nav e a Amparo Saúde.  As consultas são virtuais, feitas por videochamadas, ligações telefônicas ou acesso via internet.

 Conheça o serviço Postal Teleconsulta 24 horas

 

Em caso de dúvidas, lembre-se de entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo 0800 888 8116. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados.

Desejamos a você um feliz Carnaval 2024!  

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência. 


Fontes:

Site G1 – Manual de Sobrevivência para o Carnaval

Ministério da Saúde

Site da Postal Saúde

Arte: Cleiton Parente/Postal Saúde

Foto: Banco de imagens