Uma prática muito importante e comumente negligenciada pelos usuários de planos de saúde é o acompanhamento regular do extrato de utilização das despesas médicas e odontológicas.

Assim como verificamos mensalmente nossas contas de telefone ou do cartão de crédito, esse controle deve ser feito também com as despesas do plano de saúde, para saber se os valores cobrados correspondem aos serviços utilizados.

Para facilitar essa fiscalização pelos beneficiários, a Postal Saúde disponibiliza o Extrato de Utilização e a Ficha Financeira na seção  Minha Postal  do site e no aplicativo da Postal Saúde.

Os demonstrativos permitem verificar se todos os procedimentos de saúde, a exemplo de consultas, exames, cirurgias e outros serviços estão registrados corretamente, evitando prejuízos para o beneficiário e para a operadora, como cobranças indevidas, abusos ou mesmo fraudes.

O Extrato de Utilização apresenta informações como nome do prestador, data e tipo do atendimento,  a descrição do evento (consulta, exame, cirurgia, entre outros), o  valor total da despesa e o valor compartilhado. Já a Ficha Financeira condensa essas informações no Resumo do Mês, tornando as despesas ainda mais transparentes. Confira:

 

Fonte: Gerência de Controle Financeiro (GECOF)

Além de proteger o beneficiário individualmente, essa fiscalização contribui para o fortalecimento do plano de saúde e para a transparência nas relações da operadora com seu público.

“A Postal Saúde faz um apelo aos beneficiários para que acompanhem de perto seus extratos de despesas médicas, fortalecendo os mecanismos de fiscalização já existentes na Operadora, contribuindo para a o equilíbrio e a sustentabilidade do plano de saúde”, frisa a gerente de Controle Financeiro da Postal Saúde, Aryadne Marinho Lima do Nascimento.

Monitoramento da Operadora    

A Postal Saúde já adota um minucioso sistema de monitoramento das despesas médicas.  Em situações como a internação para procedimentos cirúrgicos, por exemplo, a Operadora pode requerer a avaliação de médicos especializados, realizar uma auditoria interna e, em alguns casos, recorrer até mesmo à auditoria externa no hospital, após a internação.

Esses são apenas alguns exemplos de como a Postal Saúde cuida do equilíbrio financeiro e da sustentabilidade do plano de saúde, ao mesmo tempo que prioriza o bem-estar dos beneficiários e a qualidade dos serviços prestados.

Minha Postal 

Acesse a seção  Minha Postal e verifique se os serviços que você utilizou estão registrados corretamente no extrato de despesas médicas. E caso encontre alguma inconsistência, entre em contato com a Central de Atendimento (0800 888 8116) ou com a filial da Postal Saúde de seu estado.

Sua colaboração é fundamental para tornar a Postal Saúde uma operadora cada vez mais transparente e eficiente.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência


Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Foto: Banco de imagens Depositphotos

Categories: