página principal > Dicas da Postal Saúde

Vamos nos unir ao Movimento Nacional pela Vacinação

Campanha do Ministério da Saúde conta com a participação de vários artistas. Saiba mais e assista ao vídeo

20 de abril de 2023 - Atualizado em 20 de abril de 2023

O Brasil sempre foi referência de vacinação no mundo.  Para aumentar a cobertura vacinal, que nos últimos anos caiu consideravelmente, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação.  Com o slogan “Vacina é vida, vacina é para todos!“, a  campanha conta coma participação de vários artistas brasileiros.

O intuito é conscientizar a população sobre a importância da vacinação para prevenir doenças e proteger, de forma segura, a saúde de crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com comorbidades.

Clique aqui para assistir ao vídeo do Movimento Nacional pela Vacinação 

Poliomielite e sarampo no centro das atenções

O Ministério da Saúde vem alertando para um possível retorno da poliomielite no Brasil, por conta dos baixos índices de vacinação. Em 2021, menos de 70% do público-alvo estava com as doses em dia, frente aos mais de 98% em 2015.

Com o sarampo a história não é diferente. Em 2019, o país perdeu o reconhecimento mundial após não conseguir controlar um surto iniciado no Norte, em 2018, que se espalhou para os demais estados.

Óbitos por febre amarela e gripe

Prevenível por meio de vacinação desde o final da década de 1930, a febre amarela vitimou milhares de brasileiros nos últimos anos, com centenas de óbitos.

Devido à baixa cobertura vacinal, o país contabilizou, somente entre 2016 e 2018, mais casos do que em em 55 anos de história: foram 1.150 casos e 407 mortes de 1960 a 2015, contra 2000 notificações e 670 óbitos de 2016 a meados de 2018.

Em relação à gripe a situação é a mesma. Mesmo com campanhas anuais de vacinação, muitas pessoas não têm comparecido aos postos de saúde para receber o imunizante. O resultado, mais uma vez, é o aumento de casos e mortes. A gripe levou a óbito mais de 1.700 brasileiros somente nos primeiros dois meses de 2022.

Sobre a vacinação no SUS

A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS, incluindo imunizantes direcionados a crianças, adolescentes, adultos e idosos.  Ao todo, são mais de 20 vacinas com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas.

Vacina é saúde e vida 

E você, já colocou sua caderneta de vacinação e a das crianças e jovens em dia?  Participe do Movimento Nacional pela Vacinação!

Lembre-se: a saúde e a vida são o nosso maior patrimônio!

Conheça a Estratégia Saúde & Família da Postal Saúde  

Se você é beneficiário da Postal Saúde e tem um filho ou dependente no plano de saúde com suspeita de autismo, busque orientação da equipe da Estratégia Saúde & Família. O serviço é um modelo de atenção primária à saúde que a Operadora oferece aos seus beneficiários, com foco na prevenção de doenças, no cuidado integral e na assistência contínua, ao longo da vida.  É o mesmo conceito de atendimento feito pelo “médico de família”, sistema amplamente adotado nos países desenvolvidos. Além de cuidar da saúde de forma preventiva, esse modelo permite mais economia para o bolso do beneficiário, uma vez que não há coparticipação para as atividades que integram o pacote de serviços da Estratégia

Saiba como funciona a Estratégia Saúde & Família em seu estado

 


Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Foto: Banco de imagens 123rf