A Postal Saúde possui uma Cartilha com orientações que permitem aos beneficiários solicitar o Reembolso Livre Escolha e Integral, conforme o tipo de atendimento realizado, além da documentação obrigatória e os conceitos importantes para entender as condições para realizar as solicitações.

 

Conheça os tipos de solicitação de reembolso

Na Postal Saúde, existem duas modalidades de solicitação de Reembolso: Livre Escolha e Integral. O reembolso será feito diretamente ao Beneficiário Titular e estará condicionado à observância dos períodos de carência, dos mecanismos de regulação e dos procedimentos cobertos pelo Plano CorreiosSaúde II.

 

Reembolso Livre Escolha

O Reembolso Livre Escolha consiste na utilização de serviços médicos e odontológicos cobertos pelo Plano CorreiosSaúde II, realizados por intermédio da rede particular, não credenciada, por opção e conveniência do beneficiário. Nesse tipo de reembolso, o beneficiário arcará com o pagamento das despesas, sendo o valor ressarcido até o limite do valor constante na tabela de preços negociada, vigente na Unidade Federativa onde foi realizada o atendimento e limitado ao valor do recibo ou nota fiscal.

É importante lembrar que, nesse tipo de solicitação de reembolso, o pagamento é parcial e o sistema indicará a incidência da coparticipação, observando o tipo de atendimento.

 

Reembolso Integral

O Reembolso Integral é uma disposição destinada a atender aos preceitos estabelecidos pela Resolução Normativa nº 566/2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esta normativa visa assegurar a garantia de atendimento aos Beneficiários quando for constatada a indisponibilidade ou inexistência de Prestadores para atendimento no município demandado, no município limítrofe, na região de saúde ou fora da região de saúde.

Para ter acesso à Garantia do Atendimento, o Beneficiário deverá acionar a Operadora por pelo da Central de Atendimento – 0800 888 8116 – ou entrar em contato com a filial da Postal Saúde da sua localidade.

Para o Reembolso Integral, a Postal Saúde deve ser acionada previamente à realização do tratamento para validação dessa modalidade, em que o Beneficiário realiza o pagamento das despesas autorizadas excepcionalmente ao prestador não credenciado, sendo ressarcido posteriormente, conforme regras definidas pela Postal Saúde.

 

Como solicitar o reembolso

Para solicitar o reembolso, tanto na modalidade de Livre Escolha como na Integral, o Beneficiário deverá preencher o formulário FOP 026 – Declaração para Reembolso de Despesas Médicas, disponível no site da Postal Saúde – clique aqui.

 

Como enviar a documentação

Após preenchido o formulário e de posse da documentação obrigatória, O Beneficiário dispõe de dois meios para solicitar reembolso, seja na modalidade de Livre Escolha ou na Integral, a saber: por meio da Central de Atendimento, por meio do número 0800 888 8116, ou presencialmente nas instalações da Filial da Postal Saúde em sua localidade.

Ao optar por qualquer um destes canais, uma Ordem de Serviço será gerada, resultando na emissão de um protocolo de atendimento que será comunicado ao Beneficiário. Caso a solicitação seja efetuada por intermédio da Central de Atendimento (0800 888 8116), o Beneficiário receberá um e-mail contendo o protocolo da solicitação, juntamente com as orientações referentes ao canal de envio da documentação necessária para a efetivação do reembolso.

Clique aqui para encontrar a filial da Postal Saúde mais próxima de sua localidade.

 

Prazos

De acordo com os normativos vigentes, é permitido realizar a solicitação de reembolso no prazo máximo de 365 dias, contados a partir da emissão do recibo ou da nota fiscal referente ao atendimento prestado.

O montante a ser reembolsado será creditado na conta corrente do beneficiário titular no prazo de até 30 dias corridos, a contar da data de recebimento da documentação completa. Nesse contexto, é de suma importância manter os dados bancários devidamente atualizados no cadastro da Postal Saúde.